‘Que calor é este em volta’ de mim?

Primeiro post sobre o que realmente vai interessar neste blog: música! Em homenagem ao verão infernal aqui no Brasil e também ao inverno infernal, o qual minha irmã enfrenta nos EUA, achei uma música que sempre meu pai cantava pra gente. Eu ria bastante, mas esta letra é bem legal. O nome do cantor é Josué Barbosa Lira. Você já ouviu falar neste camarada?

Nosso protagonista do verão nasceu em 16 de janeiro de 1933, mais novo que a minha vózinha, em Condeúba, Bahia. José chegou em terras paulistanas aos 16 anos de idade e começou a trabalhar e estudar Química. Depois de formado não exerceu a profissão, pois percebeu que até tinha um jeito pra música. E lá se foi nosso cantor a boates e clubes noturnos da época. Contemplem a pinta do crente:

Em 61 ele se converte e grava seu primeiro disco, seguido de mais de 17 compactos. Ele gravava em média 9 LPs por ano, por diversas gravadoras daquele tempo, como a Bom Pastor, Louvores do Coração, Bandeira Branca, Cartaz Discos, Califórnia, Copacabana, e por aí vai… Seu estilo nas produções variavam do country, até jazz e blues. Ele cantou em várias partes do Brasil e América Latina.

No site que pesquisei sobre ele, no final do post, estava escrito exatamente assim e em caixa alta: “ELE MORREU ESQUECIDO PELOS LIDERES EVANGÉLICOS. ELE LANÇOU A HISTÓRIA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS NO SEU CENTÉSIMO LP, ONDE MENCIONAVA OS NOMES DOS PRESIDENTES DE CONVENÇÕES DAS ADS E TUDO ISSO CANTADO. A MUSICA CRISTÃ DEVE MUITO A JOSUE B. LIRA”.

Bom, em parte isso é verdade (a música cristã deve muito a ele), pois ele lançou músicas muito legais, mas me meter uma caixa alta no texto querendo cutucar pastor? Faça-me o favor né?! Não lê bíblia não?! “Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti” – Isaías 49:15.

Acredito que o nosso queridíssimo Josué não queria aplauso de homens, mesmo tendo esta informação da homenagem aos líderes da ‘bléia’ em suas músicas. Infelizmente ele faleceu em 2001 e minha vó continua firme e forte. Creio que ele está nos braços de um Pai que nunca se esqueceu dele.

 

Publicado em 14/01/2014, em Passado que não invergonha e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Cantávamos essa música na Penteca

Deixe um comentário